imagem da materia - Nvidia Tesla no Paraguai

26/02/2021

Alto desempenho no Paraguai


O nosso papo aqui é de alto nível, vamos falar de uma placa de vídeo que é voltada para o segmento da alta computação, um hardware de elite, a Nvidia Tesla 16GB 4v. A Nvidia Tesla 16GB 4v tem modelos para computadores convencionais e também para servidores, as Tesla para servidores tem a letra S adicionadas à sua nomenclatura.

A Nvidia Tesla é “filha” da solução para um problema que surge da evolução dos chamados “chips gráficos”. Com a evolução e a crescente capacidade de processamento desses chips, começou-se a considerar a possibilidade de utilizá-los como processadores para aumentar a capacidade dos computadores na execução dos mais variados programas. Tal ideia é conhecida como GPGPU (sigla em inglês para Unidade de Processamento Gráfico de Uso Geral), ou seja, essa unidade seria direcionada para realizar tarefas e cálculos que normalmente seriam executados pelo processador, o que ajudaria aumentar o desempenho da máquina

Havia para isso, porém, um obstáculo técnico. Já que cada chip gráfico deveria ser programado para um programa específico, que por sua vez não funcionaria com um outro chip gráfico. Esse entrave foi resolvido pela NVIDIA quando a empresa lançou o compilador C, batizado de CUDA. Foi por meio do CUDA que qualquer programa que utiliza a linguagem C poderia utilizar a capacidade do processamento do chip gráfico da máquina. A partir dessa tecnologia a empresa lançou as placas Tesla, com alta capacidade de processamento. O que permite uma performance diferenciada, mas que só pode ser utilizada por quem domina a linguagem o CUDA. Ou seja, não basta apenas instalar a placa para aproveitar ao máximo a capacidade da Tesla!

Como você pôde perceber, as placas Nvidia Tesla se utilizam de tecnologia de ponta e são um produto para especialistas! Para você ter uma ideia o valor dessas placas no Brasil pode chegar a R$ 45 mil.

Se você acompanha nosso blog já sabe que o valor limite para a importação de produtos do Paraguai para o Brasil é de, no máximo US$ 1000,00 (a soma entre os limites nos aeroportos e free shops). Produtos importados acima desse valor são taxados em 50% do valor excedente, o que acaba atrapalhando a viabilidade da importação de um produto do porte das placas Tesla da Nvidia. 

Para consumidores de perfil menos especializado, Ciudad del Este oferece boas opções de notebooks, placas de vídeo, computadores, monitores e acessórios. Produtos que se enquadram dentro dos valores limites de importação ou que, mesmo sobretaxados ainda saem mais em conta do que no Brasil e até mesmo modelos que não são comercializados em solo nacional.

Sempre vale dar uma olhadinha nas principais lojas, como a Cell Shop (falamos mais sobre a loja aqui) e outros estabelecimentos da região que trazem os lançamentos mais recentes do setor.

E para comprar no Paraguai não se esqueça: o seu PowerCredit está sempre na palma da mão para te dar aquela força, é crédito na mão, na hora e até 12 parcelas fixas para pagar em reais quand

 

Baixe nosso APP

Link para Android: https://bit.ly/3qHq0Sf

Link para iOS: https://apple.co/37JvNhy


Compartilhe nas redes sociais: